Womb Twin - Portugal

Gémeos singulares são pessoas que partilharam parte da sua vida intra-uterina (na maioria das vezes apenas umas semanas) com um ou mais irmãos ou irmãs gémeos idênticos ou fraternos que não chegaram a nascer. O segredo mais bem guardado até hoje é que o pequeno embrião já tem consciência, já guarda memória.

HAVERÁ PESSOAS GÉMEAS NASCIDAS SINGULARES QUE SOFREM TODA A SUA VIDA, COMO CONSEQUÊNCIA DESSA PERDA DO SEU COMPANHEIRO INICIAL?

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Wombtwin Day

A Associação Wombtwin.com estabeleceu o dia 21 de Dezembro como o Wombtwin Day – O Dia dos Sobreviventes de Gestações Múltiplas ou Gémeos Singulares.

Esta data é uma das três em que é festejado São Tomé, chamado "o Gémeo" na Bíblia. Tomé não é propriamente um prenome, mas sim a palavra equivalente a gémeo, vindo do aramaico Tau'ma (תום). Muito se discute de quem ele teria sido irmão gémeo. A festa Ocidental é a 21 de Dezembro, em igrejas Católicas romanas e sírias é a 3 de Julho, e na igreja grega é a 6 de Outubro.

Nos EUA e noutros lugares, o dia 3 de Julho está já bem estabelecido como a data em que pares de gémeos celebram a sua gemelaridade, pelo que não seria uma data conveniente para nós gémeos sobreviventes. 21 de Dezembro sim, faz sentido por duas razões:

  1. porque a data fica cerca de 7 meses antes do Dia de Gémeos (3 de Julho) e muitos gémeos "desaparecem" por volta das 8 semanas;

  2. porque sendo o dia mais escuro do ano, o solstício de Inverno, depois dele movemos-nos lenta e suavemente na direcção da Luz de um novo Verão (quantos sobreviventes não se encontram num lugar muito escuro, e quando descobrem esta sua condição, quase instantaneamente, começam a mover-se na direcção da luz).

Como forma de comemorar o dia 21 de Dezembro e de recordar o irmão perdido no sentido da cura e do alívio desta ferida, Althea Hayton convidou os sobreviventes a realizarem nesse dia algum tipo de ritual ou introspecção.

As afirmações que a seguir se apresentam foram propostas por Althea como ideias para quem quisesse realizar um ritual e não sabia como, mas como ela própria afirmou, chegava o simples facto de guardar alguns minutos desse dia para recordar o seu irmão gémeo.

  • Deixo-te agora para ires em liberdade para onde deves estar, já que sei que nunca estiveste destinado a estar aqui comigo.
  • Por manter-te próximo de mim, para me ajudares, não podeste ir para a tua nova morada. Vai agora; é seguro para ti partires assim como o é para mim para ficar.
  • Sinto a tua passagem por mim e compreendo que o que me trouxeste foi como uma ligeira sombra da relação gemelar num fragmento de memória , apenas isso…
  • Estou aqui, tu não. Ficarei por cá mais algum tempo, e logo nos reencontraremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário