Womb Twin - Portugal

Gémeos singulares são pessoas que partilharam parte da sua vida intra-uterina (na maioria das vezes apenas umas semanas) com um ou mais irmãos ou irmãs gémeos idênticos ou fraternos que não chegaram a nascer. O segredo mais bem guardado até hoje é que o pequeno embrião já tem consciência, já guarda memória.

HAVERÁ PESSOAS GÉMEAS NASCIDAS SINGULARES QUE SOFREM TODA A SUA VIDA, COMO CONSEQUÊNCIA DESSA PERDA DO SEU COMPANHEIRO INICIAL?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Programa sobre gémeos na BBC

Está a decorrer na BBC, 15 minutos por dia durante esta semana, uma série de cinco programas sobre gémeos. (http://www.bbc.co.uk/iplayer/console/b0145x7w).

No episódio de hoje, o segundo dos cinco, Edi Stark observa os sentimentos dos gémeos que perdem o seu irmão ou irmã gémeo/a, para muitos o companheiro ideal. Como lidam os gémeos sobreviventes com a morte dos seus irmãos?

Algumas citações:
"Como poderia eu existir sem ela? É que eu não sou uma pessoa singular... Eu não fui concebida para viver sem a minha irmã gémea idêntica... Sinto arrepios só de pôr a hipótese... é como um pesadelo, um verdadeiro pesadelo... " (gémea que não perdeu a irmã)

"Quando o nosso gémeo morre temos que reconstruir a nossa vida, temos que reconstruir a nossa identidade."(irmão gémeo faleceu já adulto)

"Eu penso que nunca voltamos a estar tão próximo de alguém na vida como quando estamos no útero materno. E com certeza que enquanto crescia, sempre senti a minha gémea como uma parte de mim próprio, sempre comigo." (irmã gémea morta à nascença)

"A morte é um tabu para irmãos gémeos!"

Sem comentários:

Enviar um comentário