Womb Twin - Portugal

Gémeos singulares são pessoas que partilharam parte da sua vida intra-uterina (na maioria das vezes apenas umas semanas) com um ou mais irmãos ou irmãs gémeos idênticos ou fraternos que não chegaram a nascer. O segredo mais bem guardado até hoje é que o pequeno embrião já tem consciência, já guarda memória.

HAVERÁ PESSOAS GÉMEAS NASCIDAS SINGULARES QUE SOFREM TODA A SUA VIDA, COMO CONSEQUÊNCIA DESSA PERDA DO SEU COMPANHEIRO INICIAL?

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Livro digital já disponível

Concluímos a história da Maria da Luz! "Eu e a minha Gémea". Para já, com a ajuda de Althea Hayton, está à venda on-line em versão digital em inglês: "Me and my Twin", aqui, mas estamos a preparar uma edição de um livro em português em papel cartonado.

A Psicóloga Nancy Greenfield, autora da tese de doutoramento (referida neste blog em bibliografia) onde é estudado o síndrome do gémeo desaparecido do ponto de vista das influências psicológicas no sobrevivente, e a quem agradeço desde já todo o apoio que nos deu, enviou-nos estas palavras:

"O seu livro é lindo e os desenhos da sua filha são muito comoventes. Fez um trabalho fantástico ao honrar a perda precoce de um gémeo desse modo tão verdadeiro, respeitador, delicado e amoroso. As crianças que tiverem passado por essa experiência irão provavelmente identificar-se com os desenhos e encontraram um lugar seguro nessas páginas. Quero exprimir o meu profundo agradecimento à Maria da Luz por partilhar a sua história com tanta generosidade. Acredito que ela será significativa para outras crianças e adultos que tenham tido uma vivência semelhante."
Nancy Greenfield, Ph.D., R.C.S.T.

E aqui um outro comentário de uma colega da Wombtwin.com.

"Mesmo sendo já adulta, e tendo passado anos a tentar curar a perda dos meus trigêmeos, este livro toca-me profundamente, ressoando junto da menina ferida dentro de mim que tudo fez para guardar com ela os seus trigêmeos, mas que seguiram o seu próprio caminho. Ver desenhos de uma criança sobre esta dor muito pessoal é de algum modo imensamente curador e belo - as crianças são honestas e abertas.
Eu não tive consciencia da ausência dos meus irmãos gémeos até muito tarde na vida, e portanto este livro exprime o sofrimento que na infância eu não conseguia de entender em mim. OBRIGADA! Ele é um instrumento valioso para trabalhar com crianças sobre esta dor tão interior e tão real."

Eloise de Hauteclocque, Artista Plástica, Berlim

Espero que gostem e gradeço qualquer comentário que queiram fazer-me chegar.

Sem comentários:

Enviar um comentário