Aqui na zona norte Althea transmitiu a mensagem numa palestra com a presença de 12 adultos e 5 crianças na noite de sexta-feira 24, todos de algum modo envolvidos no tema, que acabou com uma deliciosa sopa e pão macrobiótico. No sábado fizemos um workshop de quatro horas com um pequeno grupo de quatro gémeos sobreviventes. Com alguns exercícios simples de toque corporal as pessoas entraram em contacto com os seus sentimentos, e reconheceram imediatamente como a perda dos seus gémeos os fazia sentir.
Em Carcavelos, no Essência do Ser, tivemos um grupo maior para o workshop de quatro horas e o tempo foi curto para conseguir chegar a todos os dezassete participantes. Althea apresentou a informação que recolheu sobre o modo como se geram os gémeos e como se dá o desaparecimento de um deles, e depois passou ao trabalho prático com os participantes que se agruparam-se de acordo com o que preferencialmente sentiam:
- o vazio: renegar a necessidade de reencontrar a/o saudosa/o irmã/o voltando ao sofrimento, ao Buraco Negro.
- a solidão: não ficar sozinho no sofrimento, aceitar a ajuda dos amigos.
- a luta (pela vida): libertar-se da energia Beta (identificação com o gémeo perdido), e fazer o caminho para a força de vida da energia Alfa (do próprio sobrevivente).
- a rejeição: deixar de esperar pela resposta que nunca virá, fazer a despedida.
Como puderam já constatar pela renovação da imagem e o novo nome deste blog, toda esta actividade trouxe muita inovação.
Assim pensámos que fazia sentido criarmos um dia uma associação sem fins lucrativos congénere da Wombtwin.com em Portugal, como que uma irmã gémea da Associação que Althea criou em Londres para podermos organizar-nos em termos de estruturas de apoio a gémeos sobreviventes e pormos os nossos próprios projectos em marcha. Estamos a pensar chamar-lhe Wombtwin.pt - Associação de Gémeos Sobreviventes de Gestações Gemelares ou Múltiplas.
Temos agora também um fórum de discussão no Yahoo, para dar oportunidade a todos os participantes nos Workshops da Althea de trocarem ideias, sentimentos, dúvidas, enfim, para poderem dar continuidade ao trabalho que foi iniciado naquele encontro com Althea Hayton. Aqui no Blog, do lado direito mais a baixo têm um botão de acesso ao grupo.
Estive presente na palestra de dia 24, em Aveiro. A Althea é uma pessoa notável, aliando uma sensibilidade enorme a um sentido de humor irrepreensível!
ResponderEliminarObrigada Cláudia por a teres trazido cá!
Joana